quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Integrando sua agenda do Google Calendar com o Celular

Vou explicar aqui como receber avisos das suas atividades cadastradas no Google Calendar sem precisar ter um celular super moderno. Qualquer celular com suporte a mensagens SMS pode ser utilizado.

AVISO: Atualmente esse serviço so está habilitado para operadora TIM!!! Se você é usuário de outra operadora ou tem um celular mais moderno, pode verificar também as dicas aqui e aqui.

O primeiro passo e fazer o login na sua conta do Google Calendar e em seguida, clicar na opção Configurações. Na janela de configurações, clica na aba Configuração de Celular, conforme destacado na imagem abaixo.


Na janela de configuração de celular, selecione o seu Pais (Brasil) e digite o número do seu aparelho celular sem esquecer de digitar o DDD da sua cidade. Clique em seguida no botão Enviar Código de Confirmação. Se tudo estiver correto, em poucos segundos você estará recebendo uma mensagem o código referente ao seu numero de telefone. Digite esse código no próximo campo e clique em concluir configuração. Na tela seguinte, você pode apenas confirmar o cadastro clicando em Salvar.


Pronto, agora você ja pode agendar suas atividades e ser notificado pelo celular. Para isso basta abrir o evento e no box Opções e clicar no combo Lembrete, escolhe a alternativa SMS, que fica disponível depois da configuração anterior.





Fiz alguns testes e o serviço funciona bem, ocorrendo um atraso de alguns minutos provavelmente devido a própria rotina de encaminhamento do Google e da operadora de telefonia.


Não verifiquei ainda quantos aos custos. É possível que a TIM cobre pelo envio do SMS, porém a funcionalidade pode ser bastante útil para compromissos que não podemos esquecer e que uma mensagem SMS não sairia caro ( Aniversário da namorada, por exemplo :D ).

Nenhum comentário: