domingo, 6 de janeiro de 2008

Destacando um objeto colorido em uma foto P&B usando o GIMP

Este é a primeira do que eu espero ser uma série de dicas de manipulação de fotos utilizando o GIMP. Nem de longe acredito que tudo que for dito aqui e a única maneira de fazer o que é proposto, porém são passos rápidos e simples que utilizo para retocar minhas próprias fotografias antes de revela-las.

A foto que será retocada e a foto abaixo. Vamos deixar apenas o carro vermelho e todo resto em preto em branco.
Abra a imagem que deseja trabalhar e duplique a cadada clicando em "Camada > Duplicar Camada" ou use o atalho "Contrl+Shift+D". Em seguida, use a ferramenta de seleção livre para remover da segunda camada tudo aquilo que você deseje que fique em preto e branco. Retire apenas o grosso da foto e termine os detalhes usando a borracha , use o zoom + se precisar. Para facilitar, desative a visualização da imagem de fundo.


Escondendo/Mostrando segunda camada

Depois de efetuar toda a limpeza na segunda camanda, exiba e selecione a primeira camada. Va na opção "Cores > Matiz-Saturação" e altere o valor da saturação para um valor negativo. Ajuste ate um valor que você ache nescessário. No nosso exemplo, utilizei o valor -100, que é o máximo, mas você pode experimentar outros valores.
Feito isso, e so visualizar a foto e salvar o resultado:


Foto Original

Um comentário:

Amandiinha disse...

Como faço para apagar toodo o resto ??